quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Handebol

Parece futebol mas não é por causa de uma diferença bem notável: não se joga com os pés e sim com as mãos... Handebol!

Um exemplo de esporte bem antigo, tanto que foi mencionado por Homero em Odisséia que referia-se a "Urânia" que era praticado com uma bola do tamanho de uma maçã. Mas apenas no século passado, em 1912, que o esporte da forma como é atualmente foi introduzido por Hirschmann, então secretário da Federação Internacional de Futebol, na Alemanha. Mais tarde, em 1934, o COI agregou o Handebol aos esportes participantes das Olimpíadas.

É um jogo sem muitos segredos o que não significa ser fácil. São dois times de 7 integrantes, sendo um goleiro (único permitido a usar seu pé nas defesas do gol) e o objetivo é marcar ponto após a bola atravessar a linha do gol, sendo que o jogador não pode dar mais de 3 passos com a bola ou ficar mais de 3 segundos segurando-a.

No Brasil, o Handebol foi trazido, em meados de 1930, por imigrantes de origem alemã e até a década de 60 restringia-se sua prática apenas em São Paulo. Essa situação mudou quando o Professor  Augusto Listello (francês) no curso internacional de Santos o mostrou a professores de outros estados em forma didática. Esses professores então o introduziram em seus colégios e assim começou a ser praticado em outros estados.

Regulamento aqui!

Lorena Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário