domingo, 9 de setembro de 2012

Vídeo


 http://www.belford.com.br/wp-content/uploads/2012/08/videos.jpg


Os vídeos são a plataforma mais abrangente na questão de compactação e distribuição de conteúdo de maneira dinâmica e aplicada. Consiste não sincronização de imagens e áudio de forma a "abraçar" os principais sentidos humanos para informá-lo e entretê-lo.
Por ser tão eficaz, não é se surpreender da dificuldade de se produzir um: desde a ideia até a edição final é uma longa caminhada e perceba que só estamos falando da produção. Alguns dos pontos cruciais para um bom vídeo podem ser descritos como:

Tema e Formato: parecem polos distantes mas devem andar lado a lado. O tema é o atributo primordial do vídeo, e como tal, é de onde sairá o desenvolvimento vídeo e deve, obviamente, ser viável para o resto da produção desenvolvê-lo como o autor propôs. Também deve ser decidido como será o formato em que as informações serão passadas: divertido ou informativo? Ou na média? Tal escolha dependerá exclusivamente da análise do público-alvo;

Gravação:  os apresentadores precisam de uma boa fala, clara e pausada para ser possível transmitir adequadamente cada ideia do vídeo. A gravação deve ser feita num lugar luminoso e de um angulo bom. Talvez a dica mais importante é: não mude de equipamente e muito menos varie o mesmo cenário! É algo dificílimo se aproximar e reproduzir da mesma qualidade de imagem ou áudio anterior, portanto grave tudo no mesmo dia, qualquer mudança no equipamente compromete significativamente a qualidade do produto-final; O ambiente deve ser o mais calmo possível para evitar ruídos e barulhos externos, que podem ser amenizados posteriormente na edição, porém você deve saber que ela não pode operar milagres;

Edição: a última etapa e talvez a mais trabalhosa e menos reconhecida. Consiste em agrupar arquivos e idéias e moldá-los num vídeo. É 100% digitalizado por serem necessários programas para conseguir fazê-lo. Windos Movie Maker, Sony Vegas, Adobe Premiére... Não importa qual o programa, o importante é a afinidade que o editor possui com tal. Uma boa alternativa para o tratamento de áudio é o Audacity que pode ser baixado gratuitamente.

Não esqueça que a propriedade intelectual dos autores deve ser sempre reconhecida, os créditos devem conter os autores e suas obras que foram utilizadas no vídeo para evitar futuras dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário