quinta-feira, 31 de maio de 2012

Hulk

O Incrível Hulk, por Jack Kirby e Stan Lee
O Hulk ou Incrível Hulk como é chamado por alguns é um dos personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos. Foi criado por Jack Kirby e Stan Lee, em 62, dando continuidade à revolução dos quadrinhos junto ao Quarteto Fantástico. O verdadeiro nome do Hulk, em sua forma humana é Dr. Robert Bruce Banner.

Na história original dos quadrinhos, o Hulk é um selvagem e poderoso alter-ego monstruoso do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que ganhou seus "poderes" se é que podemos assim dizer, quando foi atingido por Raios Gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. Este adolescente, Rick Jones, tornou-se companheiro de Banner, ajudando-o a manter o Hulk sob controle e mantê-lo longe dos ataques dos militares, que viam a criatura como uma ameaça.

Ao invés de sofrer pelos efeitos da radiação, o cientista foi ganhou uma vida compartilhada com o seu lado mais obscuro, o também chamado golias verde. Diz a lenda, que por um erro da gráfica o personagem se tronou cinza, que sua a cor original  era cinza, ele apareceu  em um tom esverdeado, fazendo com que o Hulk passasse a ser o "Gigante Esmeralda" que conhecemos desde o início.

Outro fato interessante é que, nas primeiras histórias, a transformação de Banner em Hulk ocorria apenas à noite, como se isso fosse alguma maldição similar à dos lobisomens. Porém, com o tempo, Kirby e Lee chegaram a um acordo e o Hulk passou a surgir toda vez que o Dr. Banner ficava irado e despertava em si seu lado mais selvagem, para que pudessem dar mais ação as histórias.

Na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita, Hulk será o representante do 3ºB.

Mulher Maravilha

Lynda Carter interpretando Mulher Maravilha

William Moulton Marston, um psicólogo já famoso por inventar o polígrafo (precursor mecânico do laço mágico), teve a idéia para um tipo novo do super-herói, um quem triunfaria não com punhos ou poderes, mas com amor. “Bem” disse Elizabeth. “Mas faça-lhe uma mulher."  Assim que tudo começou, é essa a frase de Elisabeth Holloway Marston, mulher de Marston, à qual William Moulton Marston atribuiu a idealização da Mulher Maravilha.

Filha de Hipólita, rainha das amazonas, ela é a princesa de Themyscira e foi criada a partir de uma imagem de barro por sua mãe, e então cinco deusas do Olimpo deram-lhe vida e superpoderes. Quando mais jovem foi enviada ao "mundo dos homens" para disseminar a paz. Sua identidade secreta era a de Diana Prince, uma enfermeira da força aérea americana.

Mulher Maravilha foi a primeira heroina a ser criada na DC Comics e também a primeira mulher a  fazer parte da Liga da Justiça, junto com o Super Homem, Lanterna Verde, Batman e outros, da DC Comics. Como primeira representante feminina, mostrava diferenciais como a sensibilidade e delicadeza mas não deixava de lado sua bravura, sua vestimenta simbolizava seus poderes aliados de toda a femilidade: com seus braceles indestrutíveis, sua tiara que era usada como bumerangue, seu laço que representava a verdade cabendo à ela tal missão, seus brincos...

Há especulações quanto ao imaginário de Marston em sua idealização, alguns dizem que ele apoiava mulheres de sua época, ao mesmo tempo outros contestam alegando que em muitas histórias, a mulher Maravilha aparecia submissa aos homens e havia indícios de apologia sexual.

Na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita, a Mulher Maravilha será a representante do 3ºD.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Educação Física: uma nova visão

Infelizmente, em muitas escolas brasileiras a disciplina de Educação Física é vista como uma aula secundária, um momento para os alunos "rolarem bola ou tomar banho de sol", como diz nossa professora Tati. Felizmente, em nossa escola não é bem assim. Ela e nosso outro professor, Herman, mostram que a aula tem sim um papel fundamental na formação acadêmica de qualquer estudante e que pode atravessar as barreiras do preconceito. Preconceito porque, como dito, a Educação Física ainda é encarada apenas como a aula de jogar de futebol.

Paula Rondinelli, colaboradora do portal Brasil Escola e formada pela UNESP e pela USP, escreveu no artigo O que é Educação Física?:
"A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo dessa disciplina não é fazer com que as pessoas saibam jogar basquete, mas sim que elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de atletas, dentre outras coisas."

Isso! A matéria engloba muito, muito mais do que apenas a estrutura do futebol, voleibol e basquete. Envolve o ser humano. Nesse ano, por exemplo, aprendemos sobre Moral e Ética, cooperatividade, limites do corpo humano (inclusive os psicológicos), primeiros socorros... A educação física tem como objetivo fornecer ao discente conhecimento sobre seu corpo, sobre seu meio. Com isso é possível elevar a auto-estima e prevenir doenças, dentre outros vários benefícios.

Se você é estudante e a sua escola pratica a disciplina de maneira arcaica, converse com seu professor e diretor e tente mudar essa situação. Tenha a oportunidade e a sorte de ter aulas tão boas quanto as nossas.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Thor

Thor é considerado o mais forte entre os deuses e homens representando a força da natureza (trovão) para o paganismo germânico. Descende de Odin , o Deus supremo de Asgard, e de Jord, a Deusa de Midgard (Terra). Baseados na mitologia nórdica, Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby criaram Thor que teve sua primeira aparição em 1962 na revista Journey into Mystery #83, publicada nos EUA.

Journey into Mystery #83

Seu poder era simbolizado por seu martelo que continuou por muito tempo a ser usado como simbologia durante a Era Viking, demonstrando a misticidade. Há pesquisadores que relacionam a simbologia do martelo com o uso de crucifixos por cristãos na atualidade. Além de que o culto a esse Deus continua e é alimentado a cada dia mais pela mídia, como em filmes “Os Vingadores” (2012) lançado recentemente, desenhos animados, seriados, HQs, jogos e outros.

É impossível esquecer a história que ronda sobre o roubo de seu martelo por um gigante, o Thyrim, este recusa-se a devolvê-lo e condiciona a devolução apenas caso o próprio ladrão gigante casasse-se com a Deusa Fréia. Thor e Loki utilizando da perspicácia armam um plano onde Thor vestiria-se de noiva e então pegaria de volta o seu adorado martelo sem por em perigo a vida de Fréia. Felizmente o plano foi um sucesso e o martelo voltou aos cuidados de Thor.

Na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita,  Thor será o representante do 2ºB.

Superman

Superman por Jim Lee e Scott Williams.
Um herói que faz aniversário dia 29 de fevereiro, que envelhece 4 vezes mais devagar que nós, meros humanos; cuja bebida favorita é leite maltado. Superman - o cara.

Nasceu em um planeta distante, Krypton, foi chamado pelos pais de Kal-El, filho das estrelas no idioma kryptoniano. Seu pai, um cientista chamado Jor-El, o mandou em uma cápsula à Terra, minutos antes de seu planeta natal explodir. Aterrisou aqui em uma pequena cidade, Smallville, e foi encontrado pelo casal de fazendeiros Jonathan e Matha Kent. Conforme ia crescendo, começou a perceber que tinha habilidades diferentes dos humanos.
Visão de raio-x, invulnerabilidade, capacidade de voar, sopro de gelo.. Com certeza não eram habilidades humanas. Assim é o Superman, o homem mais forte do universo, capaz de mover até um planeta de sua órbita. Sua única fraqueza - vale mencionar - é a kryptonita, um tipo de pedra formada por fragmentos radiotivos do planeta natal do cara, Krypton.

Na arte de Joe Shuste,
Superman faz sua estréia em
Action Comics No.1 (junho de 1938).
 Na arte de Joe Shuste, Superman faz sua estréia em Action Comics No.1 (junho de 1938). Quando não está usando o famoso uniforme vermelho e azul, ele é Clark Kent, um repórter do jornal "Planeta Diário". Lá ele conheceu Lois Lane, e, resistindo ao seu antigo amor Lana Lang, casou-se com Lois. Sua comida favorita era bourguignon com catchup. Um prato meramente normal para um cara como o Superman. Agora, você deve estar se perguntando: há uma explicação racional para esse tanto de poder? A resposta é.. SIM! A origem de seus poderes é o Sol da Terra. Em Krypton o astro é vermelho, e essa diferença de frequência eletromagnética entre ambos os astros faria com que, de alguma forma, as células do corpo de Kal-El fossem "carregadas" como verdadeiras baterias vivas, enrijecendo seus músculos. Além disso, a diferença de gravidade o faz voar. Ou seja, no seu planeta de origem ele seria um homem completamente normal!

Todos conhecemos seu arqui-inimigo, Lex Luthor. Por acaso - ou destino - Lex foi amigo de infância de Clark. Foi um cientista louco, um poderoso (e corrupto) executivo da LexCorp, e, quem diria, presidente dos Estados Unidos. Além disso, há outro vilão, Apocalypse. Esse monstro indestrutível enfrenta nosso herói na cidade de Metrópolis, e, num episódio excitante e diferente, Superman mata o inimigo - e é declarado morto. Afinal, como seria o mundo sem esse herói?

Na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita, o Superman será o representante do 2ºA.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Lanterna Verde

Muita gente não sabe, mas não existe um Lanterna Verde, mas sim, uma verdadeira legião de heróis sob o mesmo nome. O personagem foi criado por Bill Finger e Martin Nodell para All-American Publications (uma ancestral da atual DC Comics), tendo aparecido primeiramente na American Comics#16 em júlio de 1940.

Tropa
Tropa dos Lanternas Verdes. (Crédito: Panini Comics)
A história começa junto aos primórdios  do universo, quando os habitantes do planeta Oa estudavam compulsivamente todas as áreas do conhecimento. Apenas uma questão não podia ser respondida: a criação do universo. Isso até que Krona desrespeitou a lei de restrição e obteve sucesso... Ele viu como tudo começou e, por conseqüência, como tudo acabou, uma vez que o universo ao seu redor explodiu! Surgiu então um novo cosmos de antimatéria. Os velhos mundos sofreram de uma onda de sofrimento, até que os oanos sobreviventes decidiram lutar contra esse mal. Depois de muita resistência, conseguiram restabelecer a paz e dividiram o universo em 3600 setores primordiais, que convergiam ao seu planeta. Em cada setor existiria um ser corajoso e bondoso para protegê-lo com o auxilio de anéis energizados.

LV1
Primeira aparição do Lanterna Verde,
 na revista All-American Comics #16.
Arte de Sheldon Moldoff. (Crédito: Wikipédia)
Primeira aparição do Lanterna Verde, na revista All-American Comics #16. Arte de Sheldon Moldoff. (Crédito: Wikipédia)[/caption]O primeiro Lanterna da Terra foi Allan Scott, que utilizava um uniforme bem diferente do atual. Durante a "Era de Ouro" dos quadrinhos, foi bastante popular aparecendo em três diferentes revistas, incluindo aquela em que fazia parte da Liga da Justiça. Como a maioria dos super-heróis, sua popularidade caiu muito no pós-Segunda Guerra, e foi cancelado em 1949. Só foi retomado em 1959, já na "Era de Prata", com novos trajes. Sucesso renovado, novos personagens foram criados, como Hal Jordan e John Stewart.

Em outras mídias, a primeira participação foi no desenho animado The Superman/Aquaman Hour of Adventure de 1967. Mais recente e notoriamente o Lanterna John Stewart estrelou as séries Liga da Justiça Liga da Justiça sem Limites. Apareceram em outras séries e filmes para TV, além de videogames. Em 2011 foi lançado um filme para cinema com Ryan Reynolds como Hal Jordan, chamado Lanterna Verde.

Na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita, o Lanterna Verde será o representante do 1ºA.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Capitão América

 Capitão América com sua roupa e escudo
 inspirados na bandeira dos Estados Unidos.
Criado por Joe Simon e Jack Kirby no começo da década de 1940, o Capitão América  (Captain America) deixou de ser apenas um herói para se tornar um dos maiores ícones dos nossos tempos e um dos símbolos dos Estados Unidos.

Tudo começa com o lançamento de Captain America Comics #1, em março de 1941, pela Timely Comics (espécie de "avó" da atual Marvel). Contava a história de Steve Rogers, um rapaz doente e fraco, com uma vida nada fácil: seu pai era alcoólatra e morreu quando era bebê e sua mãe sofreu com pneumonia até que morreu quando o filho completou o ensino médio. Crescendo no meio da Grande Depressão, decide se alistar no exército americano e combater os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Por seu porte físico e primeiramente impedido de ir a combate, mas, com uma grande insistência, é chamado para participar de um projeto ambicioso: a criação de um "supersoldado".

Capa de Captain America Comics #1,
 primeira aparição do herói.

Os processos realizados alteraram drasticamente sua condição física: o antes fraco e debilitado agora era um humano com máxima eficiência. Com trajes inspirados nas cores da bandeira americana, se tornou um dos personagens de histórias em quadrinhos mais famosos da chamada "Era de Ouro", até que, com o fim da Guerra, fora cancelado pela Timely, sendo "revivido" em 1964 pela Marvel Comics no grupo de heróis chamado Vingadores.

Com uma impressionante marca de 210 milhões de vendas em 75 países, os quadrinhos não foram o bastante para Rogers. A primeira adaptação foi feita para televisão em forma de seriado no ano de 1944, com o mesmo nome. Além da recepção crítica não ter sido agradável, o filme deu prejuízo a Republic Pictures, produtora responsável. Somente depois de quase duas décadas seria levado novamente a TV na série The Marvel Super Heroes, a partir daí sua popularidade voltou a crescer e adaptações foram cada vez mais constantes, seja para a TV, cinema, quadrinhos, videogames ou em forma de livros. Sua mais recente aparição foi no blockbuster Os Vingadores (2012).

Na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita, o Capitão América será o representante do 1ºAIM.