segunda-feira, 28 de maio de 2012

Educação Física: uma nova visão

Infelizmente, em muitas escolas brasileiras a disciplina de Educação Física é vista como uma aula secundária, um momento para os alunos "rolarem bola ou tomar banho de sol", como diz nossa professora Tati. Felizmente, em nossa escola não é bem assim. Ela e nosso outro professor, Herman, mostram que a aula tem sim um papel fundamental na formação acadêmica de qualquer estudante e que pode atravessar as barreiras do preconceito. Preconceito porque, como dito, a Educação Física ainda é encarada apenas como a aula de jogar de futebol.

Paula Rondinelli, colaboradora do portal Brasil Escola e formada pela UNESP e pela USP, escreveu no artigo O que é Educação Física?:
"A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo dessa disciplina não é fazer com que as pessoas saibam jogar basquete, mas sim que elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de atletas, dentre outras coisas."

Isso! A matéria engloba muito, muito mais do que apenas a estrutura do futebol, voleibol e basquete. Envolve o ser humano. Nesse ano, por exemplo, aprendemos sobre Moral e Ética, cooperatividade, limites do corpo humano (inclusive os psicológicos), primeiros socorros... A educação física tem como objetivo fornecer ao discente conhecimento sobre seu corpo, sobre seu meio. Com isso é possível elevar a auto-estima e prevenir doenças, dentre outros vários benefícios.

Se você é estudante e a sua escola pratica a disciplina de maneira arcaica, converse com seu professor e diretor e tente mudar essa situação. Tenha a oportunidade e a sorte de ter aulas tão boas quanto as nossas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário