segunda-feira, 14 de maio de 2012

Capitão América

 Capitão América com sua roupa e escudo
 inspirados na bandeira dos Estados Unidos.
Criado por Joe Simon e Jack Kirby no começo da década de 1940, o Capitão América  (Captain America) deixou de ser apenas um herói para se tornar um dos maiores ícones dos nossos tempos e um dos símbolos dos Estados Unidos.

Tudo começa com o lançamento de Captain America Comics #1, em março de 1941, pela Timely Comics (espécie de "avó" da atual Marvel). Contava a história de Steve Rogers, um rapaz doente e fraco, com uma vida nada fácil: seu pai era alcoólatra e morreu quando era bebê e sua mãe sofreu com pneumonia até que morreu quando o filho completou o ensino médio. Crescendo no meio da Grande Depressão, decide se alistar no exército americano e combater os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Por seu porte físico e primeiramente impedido de ir a combate, mas, com uma grande insistência, é chamado para participar de um projeto ambicioso: a criação de um "supersoldado".

Capa de Captain America Comics #1,
 primeira aparição do herói.

Os processos realizados alteraram drasticamente sua condição física: o antes fraco e debilitado agora era um humano com máxima eficiência. Com trajes inspirados nas cores da bandeira americana, se tornou um dos personagens de histórias em quadrinhos mais famosos da chamada "Era de Ouro", até que, com o fim da Guerra, fora cancelado pela Timely, sendo "revivido" em 1964 pela Marvel Comics no grupo de heróis chamado Vingadores.

Com uma impressionante marca de 210 milhões de vendas em 75 países, os quadrinhos não foram o bastante para Rogers. A primeira adaptação foi feita para televisão em forma de seriado no ano de 1944, com o mesmo nome. Além da recepção crítica não ter sido agradável, o filme deu prejuízo a Republic Pictures, produtora responsável. Somente depois de quase duas décadas seria levado novamente a TV na série The Marvel Super Heroes, a partir daí sua popularidade voltou a crescer e adaptações foram cada vez mais constantes, seja para a TV, cinema, quadrinhos, videogames ou em forma de livros. Sua mais recente aparição foi no blockbuster Os Vingadores (2012).

Na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita, o Capitão América será o representante do 1ºAIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário