sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Atletismo

100 metros rasos durante a Primeira Olimpíada da
 Era Moderna, Atenas 1896.
O Atletismo surgiu na Grécia Antiga, nas primeiras Olimpíadas.  É um conjunto de atividades com três modalidades: corridas, saltos e arremessos. É a modalidade esportiva organizada mais antiga, estando presente na Primeira Olimpíada da Grécia Antiga, realizada em 776 a. C., bem como nos primeiros jogos da Era Moderna, na cidade de Atenas, em 1896.

Nas Olimpíadas de 2012, em Londres, o Brasil tinha como favoritos a medalhas o campeão mundial no salto em distância, Mauro Vinícius da Silva; além de Fabiana Murer (salto com vara), Maurren Maggi (salto em distância) e nos revezamentos 4 x 100 metros (masculino e feminino). Infelizmente, saímos sem nenhuma medalha. 

Robert Cheruiyot
O Quênia é país com grande destaque no atletismo mundial. Possui grandes corredores de longas distancias, como Robert Cheruiyot, quatro vezes vencedor da Maratona de Boston; Bernard Lagat, campeão mundial dos 1.500 metros e dos 5.000 metros; e Paul Tergat, o primeiro corredor a cumprir os 42,195 km em menos de 125 minutos.

Infelizmente, esse potencial vem das condições desfavoráveis de vida da região. As crianças vão a escola a pé. Correm para evitar atrasos, pois podem ser penalizadas. No horário de almoço, muitas voltam às suas distantes casas, sempre rapidamente, para não se atrasarem. Além das brincadeiras que praticam, sempre se movimentando. Tais fatos contribuíram para que o país formasse tantos ótimos atletas.

Modalidades olímpicas tradicionais:


Corrida de Pista

  • Corridas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa);
  • Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia);
  • Corridas de Fundo (dentro da pista);
  • Maratona (disputada nas ruas);

Corridas com obstáculos

  • Cada competidor enfrenta 28 obstáculos e 7 fossos d’água - uma barreira seguida por um poço com água. A altura do obstáculo é 91,4 cm para homens e 76,2 cm para mulheres.

Saltos

  • Salto em distancia: O Atleta corre, no mínimo, uma pista de 40m. Ao saltar e cair na areia, é medida a distancia conquistada;
  • Salto em altura: Percorre uma pista de, no mínimo, 20m, e saltar, com uma vara, por cima de uma barra horizontal. O sarrafo pode ser tocado, mas não pode cair.

Revezamento

  • No revezamento, quatro atletas formam uma equipe. Correm repassando o bastão, de um atleta para outro, a realizar três passes no percurso. O quarto corredor será quem ultrapassará a linha de chegada com o bastão.

Arremessos e Lançamentos

  • Arremesso de peso, lançamento de dardo, de marte e de disco. Vence o atleta que lançar o objeto com uma distancia maior.

Decatlo

  • As modalidades do decatlo são: corrida (100 metros),salto em distância, salto em altura, lançamento de disco, lançamento de dardo, lançamento de peso, salto com vara e corrida de 1500 metros. Praticado por homens

Heptatlo

  • As modalidades são: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.

Modalidades presentes nas Olimpíadas Takashi Morita:
  • 200 metros (corrida, masculino e feminino);
  • 400 metros (corrida, masculino e feminino);
  • 110 metros com barreiras (masculino);
  • 100 metros com barreiras (feminino).

Informações adicionais no regulamento.

Nicole Porta Nova e Luan Simião

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vídeos

Com intuito de aquecer os alunos para as Olimpíadas, está lançado um concurso de vídeos entre as salas. Cada sala deverá criar um vídeo com no máximo 1 minuto de duração. Da maneira mais criativa, apresentará o herói e seu grito de guerra.

Publicaremos os vídeos na página oficial do Facebook e os ganhadores serão escolhidos de duas formas:

  • o primeiro ganhador dependerá do número de "Curtir", aquele que for mais curtido leva;
  • o segundo será escolhido por um grupo de professores da Etec Takashi Morita.
Os vídeos escolhidos renderam pontos extras às suas salas na competição interclasses que ocorrerá durante os Jogos. A data de entrega é até o dia 5 de setembro, mas quanto antes a entrega, maior a quantidade de votos seu vídeo poderá ganhar. Você confere o regulamento clicando aqui.

Boa sorte a todos!
Equipe da Comunicação.


Nota: Não confundir com a modalidade cultural "Vídeos".

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

História das Olimpíadas

Cartões da Telefônica da série História das Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos nasceram a muitos e muitos anos atrás, mais exatamente em 2500 a.C. (apenas em 776 a.C. que ocorreu a primeira edição), no santuário grego Olímpia, por isso o nome de Olimpíadas. Um evento com importância o suficiente para homenagear a Zeus e unir cidades inimigas entre si com acordos de paz antes de seu início.

Devido às tradições apenas os cidadãos livres participavam, e eram apenas cinco modalidades: atletismo, luta, boxe, pentatlo e corrida de cavalo. O vencedor não ganhava uma exuberante medalha de ouro, prata ou bronze mas contentava-se com a máxima de uma coroa de folhas de louro trançadas.

Infelizmente em 394 d.C. Teodósio, pregador do cristianismo, vetou várias festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos. Mas em 1894, os jogos esportivos voltaram a tona com um empurrãozinho de estímulo de Pierre de Fredy, com sua afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração ao aperfeiçoamento do ser humano. Na primeira edição da Idade Moderna, haviam 285 atletas representando 13 países em modalidades como: atletismo, luta livre, ginástica, ciclismo, esgrima,natação, tênis e halterofilismo.

Lorena Moura

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Endorfina

Troque um vício por algum mais saudável, como a endorfina. Este hormônio produzido em nosso próprio corpo, na hipófise, é responsável pelo aumento na imunidade, melhor disposição, alívio de dores, provocar a sensação de alegria... Tudo isso após cerca de 30 minutos de prática de algum exercício aeróbio, como a corrida, isto é, exercitar-se estimula a produção dessa substância.

Muitos atletas que correm assiduamente dizem estar viciados e não conseguem parar de correr, isso acontece devido a dependência do corpo com as "boas sensações" que a prática esportiva proporciona com o estímulo de produção de substâncias (endorfina).
"De certa forma, podemos dizer que a endorfina é viciante sim, já que a falta do exercício físico por alguns dias, quando se está em um treinamento, pode levar à sensação de desconforto, mau-humor e cansaço. Prontamente as boas sensações retornam após reiniciar o programa de treinamento. É o 'sentir falta do exercício'". Explica Páblius Staduto Braga da Silva, médico do esporte do Hospital 9 de Julho.
Lorena Moura

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Esporte e Filosofia

Muitas pessoas podem pensar que esporte e filosofia não andam juntos, talvez por confundirem seriedade com tristeza. Uma pessoa séria, sabia, centrada, não necessariamente é uma pessoa triste, muito pelo contrário. A tristeza vem exatamente quando você não consegue sentir-se bem, quando alguma coisa lhe incomoda, lhe deixa instável, deslocado com a situação.

Por isso, em sua vida, tanto pessoal, quanto profissional ou acadêmica, é de extrema importância um tempo para o lazer, para a prática de esportes ou atividades culturais, ou seja, um tempo de ócio.
É comum também, pensarmos que a nossa capacidade de raciocínio é o que nos diferencia dos animais, mas o que poucos sabem, é que o que realmente nos diferencia dos outro animais é a capacidade de brincar. Inclusive no ponto de vista biológico, há estudos que afirmam que a capacidade de brincar de um animal está diretamente relacionada à sua inteligência. 

Por esses e por varias outras questões de bem-estar e saúde, devemos sempre exercitar nosso corpo e nossa mente, não só com o que é obrigatório, mas com aquilo que nos dá prazer, para que assim vivamos mas felizes, em harmonia um com os outros e praticando de fato o ato da filosofia. 


Bruna Camillo Barbosa

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vigorexia

Segundo o dicionário Michaelis, esporte significa primeiramente divertimento. Mas algumas pessoas levam a sério demais a segunda parte da explicação: competição. E essa competição não precisa necessariamente ocorrer com o outro, pode ser com o próprio indivíduo. Aí nasce a vigorexia.

A pessoa com vigorexia não consegue enxergar
o seu corpo como ele é de verdade. Para ela, sempre
estará pequeno, magro e fraco.
Também conhecida como Síndrome de Adônis (em referência ao mito grego) ou Transtorno Dismórfico Muscular, caracteriza-se pela quantidade excessiva de atividade física e obsessão pelo corpo perfeito. O vigoréxico se vê como alguém pequeno e fraco, mesmo depois de ter desenvolvido considerável massa muscular. Entre os sintomas estão a insônia, ansiedade, irritabilidade, claramente o excesso de exercícios, entre outros. 

Por não ser internacionalmente classificada, a vigorexia nem sempre é detectada e tratada a tempo. Além das consequências a saúde física como insuficiência renal e hepática e problemas cardíacos; é possível o aparecimento de distúrbios psicológicos, como a depressão.

É importante que os praticantes de atividade física tenham em mente a busca pelo equilíbrio, não pelo exagero. Essa é uma das bandeiras das Olimpíadas da Etec Takashi Morita.

Ao perceber algum dos sintomas, procure o auxílio médico.

Luan Simião

Quadra poliesportiva

Já percebeu quantas cores há no chão de uma quadra poliesportiva? Pois saiba que cada cor representa um esporte e determina a medida correta da área para o esporte específico:

BRANCO: Tênis, Vôlei, Squash e Paddle
AMARELO: Handebol
AZUL: Basquete

As quadras poliesportivas que seguem o padrão determinado pelas normas internacionais devem ter tais cores diferenciadas evitando a poluição visual, com 16m de largura e 27m de comprimento.

Lorena Moura


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Retorno

O mês de julho foi um mês de descanso para todo o pessoal da Comunicação. Mas agora é agosto e voltaremos a publicar aqui no blog artigos de opinião, sobre as modalidades, informações sobre as Olimpíadas... O habitual. Isso a partir de quarta-feira.

Mas de antemão anunciamos que, por motivos de força maior, a data dos Jogos foi ALTERADA. Passa do meio desse mês para o próximo, setembro.

Obrigado e até a próxima,
Equipe da Comunicação.