terça-feira, 14 de agosto de 2012

Esporte e Filosofia

Muitas pessoas podem pensar que esporte e filosofia não andam juntos, talvez por confundirem seriedade com tristeza. Uma pessoa séria, sabia, centrada, não necessariamente é uma pessoa triste, muito pelo contrário. A tristeza vem exatamente quando você não consegue sentir-se bem, quando alguma coisa lhe incomoda, lhe deixa instável, deslocado com a situação.

Por isso, em sua vida, tanto pessoal, quanto profissional ou acadêmica, é de extrema importância um tempo para o lazer, para a prática de esportes ou atividades culturais, ou seja, um tempo de ócio.
É comum também, pensarmos que a nossa capacidade de raciocínio é o que nos diferencia dos animais, mas o que poucos sabem, é que o que realmente nos diferencia dos outro animais é a capacidade de brincar. Inclusive no ponto de vista biológico, há estudos que afirmam que a capacidade de brincar de um animal está diretamente relacionada à sua inteligência. 

Por esses e por varias outras questões de bem-estar e saúde, devemos sempre exercitar nosso corpo e nossa mente, não só com o que é obrigatório, mas com aquilo que nos dá prazer, para que assim vivamos mas felizes, em harmonia um com os outros e praticando de fato o ato da filosofia. 


Bruna Camillo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário