sexta-feira, 24 de agosto de 2012

História das Olimpíadas

Cartões da Telefônica da série História das Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos nasceram a muitos e muitos anos atrás, mais exatamente em 2500 a.C. (apenas em 776 a.C. que ocorreu a primeira edição), no santuário grego Olímpia, por isso o nome de Olimpíadas. Um evento com importância o suficiente para homenagear a Zeus e unir cidades inimigas entre si com acordos de paz antes de seu início.

Devido às tradições apenas os cidadãos livres participavam, e eram apenas cinco modalidades: atletismo, luta, boxe, pentatlo e corrida de cavalo. O vencedor não ganhava uma exuberante medalha de ouro, prata ou bronze mas contentava-se com a máxima de uma coroa de folhas de louro trançadas.

Infelizmente em 394 d.C. Teodósio, pregador do cristianismo, vetou várias festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos. Mas em 1894, os jogos esportivos voltaram a tona com um empurrãozinho de estímulo de Pierre de Fredy, com sua afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração ao aperfeiçoamento do ser humano. Na primeira edição da Idade Moderna, haviam 285 atletas representando 13 países em modalidades como: atletismo, luta livre, ginástica, ciclismo, esgrima,natação, tênis e halterofilismo.

Lorena Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário