quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vigorexia

Segundo o dicionário Michaelis, esporte significa primeiramente divertimento. Mas algumas pessoas levam a sério demais a segunda parte da explicação: competição. E essa competição não precisa necessariamente ocorrer com o outro, pode ser com o próprio indivíduo. Aí nasce a vigorexia.

A pessoa com vigorexia não consegue enxergar
o seu corpo como ele é de verdade. Para ela, sempre
estará pequeno, magro e fraco.
Também conhecida como Síndrome de Adônis (em referência ao mito grego) ou Transtorno Dismórfico Muscular, caracteriza-se pela quantidade excessiva de atividade física e obsessão pelo corpo perfeito. O vigoréxico se vê como alguém pequeno e fraco, mesmo depois de ter desenvolvido considerável massa muscular. Entre os sintomas estão a insônia, ansiedade, irritabilidade, claramente o excesso de exercícios, entre outros. 

Por não ser internacionalmente classificada, a vigorexia nem sempre é detectada e tratada a tempo. Além das consequências a saúde física como insuficiência renal e hepática e problemas cardíacos; é possível o aparecimento de distúrbios psicológicos, como a depressão.

É importante que os praticantes de atividade física tenham em mente a busca pelo equilíbrio, não pelo exagero. Essa é uma das bandeiras das Olimpíadas da Etec Takashi Morita.

Ao perceber algum dos sintomas, procure o auxílio médico.

Luan Simião

Nenhum comentário:

Postar um comentário