segunda-feira, 25 de junho de 2012

Desenho

Melhor inspiração que os clássicos não há!
Quem vos escreve precisa admitir: não sabe desenhar nada. Nada mesmo, nem um sol. Talvez por isso a arte da pintura exerça em mim tamanha admiração. Mesmo aqueles que, assim como eu, não sabem desenhar devem gostar de pegar um lápis e começar a rabiscar uma folha de papel sem nenhuma pretensão. Isso se deve ao fato de que é natural do ser humano o gosto pela arte, de criar coisas novas, seres fantásticos, belos ou grotescos.

Outro ponto forte da natureza humana é, sem dúvidas, a curiosidade. Consegue imaginar o mundo se não fosse pela curiosidade de homens e mulheres que ao respondê-la criaram os mais incríveis e úteis inventos. E se a pessoa que inventou o guarda-chuva tivesse desistido de achar um modo de proteger-se da chuva? E se Daimler não tivesse enveredado para o campo automotivo, consegue imaginar o mundo sem as motos?

Esse instinto de busca unido à arte criou a solução para uma das maiores dúvidas: e se os humanos pudessem ter poderes mágicos? Mágicos ou não, os poderes dos super-heróis e, principalmente, dos super-vilões nos dizem como o mundo seria mais perigoso (ok, seria mais... divertido) caso isso fosse verdade.

Só esperamos que sua ideia seja melhor que essa!
Fonte: Vmiramontes  
E como aquilo que é proibido é melhor, você que sabe desenhar e tem criatividade pode ajudar a tornar o mundo um lugar... Pior! Isso mesmo, pior. Como? Se inscrevendo para a modalidade "Desenho" (regulamento) nas Olimpíadas desse ano. O tema é "Crie o seu vilão".

Qualquer aluno da Etec possui liberdade para se inscrever. Cada um pode criar apenas uma personagem e o desenho deve ser feito na hora. Uma comissão de professores irá analisar os trabalhos e decidir os melhores. Lembrando que todo o material necessário será disponibilizado pela equipe organizadora no dia.

Luan Simião

Voleibol


O reverendo Lawrence Rinder sugeriu a criação de um esporte menos cansativo e sem tanto contato físico como o basquete (esporte da moda por volta 1885), para atrair os associados mais velhos das Associação Cristã dos Moços (ACM). Logo, o diretor de educação física da ACM, William G. Morgan que era mais conhecido por "Armário" pelo seu porte físico, criou o Voleibol.

Uma quadra dividida ao meio por uma rede com seis integrantes em cada time, sendo o objetivo é passara bola para o outro campo sem que ela toque o chão. Simples mas divertido.

Originado nos Estados Unidos rapidamente o esporte espalhou-se mundo a fora como na China, Japão (1908), Filipinas (1910), México, países europeus, asiáticos, africanos e sul americanos. O primeiro campeonato mundial demorou a acontecer, foi apenas em 1949, em Praga, Tchecoslováquia (atual capital da República Tcheca), vencido pela Rússia.


Alguns anos depois, em 1969, no Congresso de Sofia, o Voleibol foi declarado como esporte olímpico e a sua primeira disputa foi na Olimpíada de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico de Voleibol masculino foi a Rússia; e no feminino, o campeão foi o Japão.

Em 1954, foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol e com o passar do tempo o Brasil mostrou seu grande potencial: com cerca de 317 medalhas de ouro, 199 de prata e 178 de bronze (dados coletados até 2010).

Vai jogar voleibol nas Olimpíadas? Não se esqueça de acompanhar o regulamento oficial.

Lorena Moura

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Futsal

Futsal, ou futebol de salão, como chamado por alguns, não é nada mais do que o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores, apenas. Minto, na verdade o futsal durante esses últimos anos acabou adquirindo várias novas regras, que acabou o diferindo futebol. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola no gol do adversário.

Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.

Mas o futsal é basicamente divido em duas modalidades , uma delas, a mais antiga, estabelecida quando a Federação Internacional de Futebol de Salão ou Futsal de Quadra (FIFUSA), regulamentava a prática do esporte e por isso conhecida como "futebol de salão" - FIFUSA e a outra, estabelecida sob a regulamentação da FIFA, conhecida como "futsal" (embora usemos esse nome para as duas versões). As diferenças limitam-se a algumas poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica e a plástica do jogo.

História

São duas as versões para a origem do futsal, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. A primeira, não é oficial, até então o esporte começou a ser praticado por volta de 1910, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam os jogos nas quadras de vôlei. Na segunda versão, o futsal teria sido inventado em 1920, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de Indoor Football.

Alterando ao curto prazo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. Com o tempo, tiveram a ideia de deixar a bola mais  pesada, em uma tentativa de reduziras frequentes saídas de quadra devido aos "quiques" que as bolas de campo davam, por serem muito leves . A "bola pesada" acabou também sendo reduzida, devido as quadras também serem menores do que os campos.

Clique aqui para o regulamento.

Ironia

Vida saudável, é essa a imagem remetida para muitos quando o assunto é a Olímpiadas 2012.

Mas ironicamente a Olímpiadas de Londres é patrocinada por nada mais empresas nada saudáveis ou que apresentam um histórico negativo, como Coca-Cola, McDonald’s, BP, Dow Chemical e Rio Tinto. As polêmicas quanto a esse fato crescem a cada dia, assim como protestos por instituições que não admitem essa ironia.

Serão esses os melhores patrocinadores
para um evento de atividade físicas?
O McDonalds e a Coca-Cola antônimos de alimentação saudável, e para completar o time há empresas que alavancaram grandes polêmicas no passado como a BP, conhecida pelo acidente após o rompimento de poço de petróleo no Golfo do México; a Dow Chemical que comprou a Union Carbide Corporation responsável pelo acidente com produtos químicos em Bhopal, Índia, que levou a mortes, doenças e impactos ambientais; e a Rio Tinto, empresa anglo-americana que extrai metais para a confecção referentes às medalhas olímpicas e sofre críticas ao aumento da poluição atmosférica devido ao seu seguimento de atividade.

O estímulo à propagandas relacionando empresas de fast food com um evento espotivo, considerado saudável, preocupa entidades e pesquisadores, como o professor Terence Stephenson, porta-voz da AoMRC, Academy of Medical Royal Colleges, uma das principais associações de saúde pública da Grã-Bretanha.
“Milhões de pessoas farão a correlação entre essas marcas e os atletas vitoriosos. As companhias não gastariam todo esse dinheiro em publicidade se não soubessem que isso não elevaria suas vendas”, afirma Stephenson.

Uma gaivota coberta de óleo após o acidente em uma
plataforma da BP no Golfo do México: o acidente causou
a degradação da saúde não apenas dos animais,mas de milhões
de pessoas que vivem (ou viviam) da pesca e de operações
 costeiras. Fonte:Win McNamee/Getty Images
Há protestos também referentes aos meio ambiente que foram iniciados por Meredith Alexander, que renunciou ao posto na Comissão de Vigilância Ambiental da Olimpíada em protesto contra a participação da Dow Chemical no evento. Foram preparados três mini-documentários sobre os diferentes acidentes ambientais provocados por essas companhias e convidaram o público a votar “no pior patrocinador” da Olimpíada.

Em resposta aos protestos, tais empresas alegaram estar dentro de parâmetros que viabilizam a saúde humana (Rio Tinto), não comentar acontecimentos passados (BP), negaram qualquer responsabilidade de acidentes (Dow Chemical), ser imprescindível patrocinadores para por em prática um evento de grande porte (McDonald's), e também que a publicidade de fast food estimulará o consumo de alimentos com menos adição de açucar (Coca-Cola).

É uma pena que ainda prevaleça os interesses chulos que reinam unicamente para alimentar o capitalismo, e como consequencia dessa atitude presenciamos o meio ambiente tornando-se frágil e a humanidade doentia.

Lorena Moura

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Capturar a bandeira

Capturar a bandeira, barra bandeira, rouba bandeira, bandeirinha... Tantos nomes diferentes para indicar um mesmo jogo.

Extremamente prático, simples e divertido, é praticado geralmente por crianças, mas também por muitos adultos. Jogo coletivo, em que a cooperação do grupo é muito importante, e também a estratégia.

O objetivo da brincadeira é capturar a bandeira do time adversário, sem deixar que a sua seja capturada primeiro. O campo é dividido em partes iguais, e o número de jogadores também. As bandeiras são postas nos extremos dos territórios, sob a proteção dos componentes do time.

Geralmente os grupos se dividem em pessoas que entram no campo adversário para capturar as bandeiras, as que guardam a do seu time e ainda outras que vigiam os adversário interceptados durante sua tentativa de roubo. Aliás, esta é uma característica muito importante: os jogadores podem ser "congelados" quando, no campo inimigo, é tocado por um adversário.

A captura da bandeira, se levada em segurança para o campo oposto, garante a vitória do time que a capturou. Este jogo é muito simples, podendo ser praticado em campos abertos, apenas com um número suficiente de jogadores e dois objetos que possam ser as bandeiras.

Também já foi representado em filmes, como, por exemplo, em "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", em que a captura da bandeira é uma disputa clássica no Acampamento. A diferença é que neste filme, eles usam espadas para defesa da bandeira e ataque do campo adversário, visando seu objetivo, que é o mesmo do jogo original. 
Apesar de não ser perigoso (na realidade), ainda é um jogo divertido de se jogar, sejamos jovens ou adultos, semideuses ou humanos.

Confira o regulamento oficial clicando aqui.

Carolline Fonseca

Tênis de mesa

Esporte com bola mais rápido; um dos mais novos esportes olímpicos e populares do mundo. Praticado individualmente, em duplas ou esquipes. Tênis de Mesa, e não Ping-Pong.

Muitos pensam que este esporte foi criado na Ásia, por conta dos muitos praticantes asiaticos deste esporte. Isso se dá porque na China, o país mais populoso do mundo, o esporte é muito popular - por ser praticado em espaços reduzidos. No país, há aproximadamente 10 milhões de jogadores federados. Entretanto, a origem do esporte é o Reino Unido, mais especificamente na Inglaterra, no início do século XIX. Fileiras de livros eram a rede, caixas de charuto as raquetes e rolhas de garrafa a bola.

Foi baseado no tênis, adaptando-se para locais fechados. Assim, depois da popularização desse jogo, uma fábrica de brinquedos usou essa ideia, fabricando raquetes e bolas. Como as raquetes passaram a ser de madeira, em contato com a bola fazia um barulho (ping-pong). Essa fábrica patenteou esse nome, obrigando os outros fabricantes a usarem o nome "tênis de mesa".

Um homem, apaixonado pelo jogo, criou bolinhas novas, bem próximas das atuais. Além disso, modificou também as raquetes, que também se aproxima da versão moderna. Ganhou muita popularidade, houve torneios em vários locais, foram lançados livros relacionados ao assunto e criadas associações. A Federação Internacional do Tênis de Mesa foi criada em 1926.  Um ano após, houve o primeiro mundial de Tênis de Mesa.

No Brasil, turistas ingleses trouxeram o esporte para cá em aproximadamente 1905, e em 1912 já houve o 1º campeonato por equipes, em São Paulo. Em 1988 foi incluso nas Olimpíadas de Seul, tornando-se um esporte olímpico.

É um jogo rápido, mas as regras são simples. O vencedor é o melhor em sets ímpares de 11 pontos, com 2 pontos de vantagem sobre o adversário se empatar em 10. Os jogadores tem direito de sacar 2 vezes, sempre, podendo obter o resultado esperado.

Há algumas regras quanto ao material utilizado oficialmente. A mesa, chamada de superfície de jogo, tem que ser em cores escuras e foscas. A rede divide o lado dos jogadores. A bola pode ser branca ou laranja fosca. Há alguns anos, passou a ter maior diâmetro para se tornar um jogo mais lento e assim atrair mais praticantes. A raquete tem que ter um lado vermelho vivo e outro preto fosco. Elas são verificadas antes da partida pelos árbitros, e não deve ser trocada sem consentimento do adversário e dos árbitros. Além disso, há modos diferentes de empanhar a raquete: clássico, caneta e classineta.

Apenas um jogador não asiático ganhou o ouro olímpico, Jan-Ove Waldner, que era sueco. Há 300 milhões de jogadores ocasionais em todo o mundo, e 40 milhões de federados. E você? Gosta de jogar Tênis de Mesa? Se a resposta for sim, inscreva-se na modalidade nas Olimpíadas e veja o regulamento oficial aqui.

Carolline Fonseca

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Heróis e seu fundamental papel ideológico

Heróis. É esse o tema das Olimpíadas deste ano e todos já estam cansados de saber disso.

Mas você sabe qual o papel dos tão falados e famosos heróis na mente de cada indivíduo e em nossa sociedade? São muitos os papéis, vão da pregação da obediência à ostentação do poder.

Um fato importante a ser considerado é a perceptível "coincidência" quanto à nação dos criadores de heróis (como os já citados em posts anteriores), isto é, Estados Unidos da América: a tão polêmica nação julgada por impor padrões de consumo e vida, sistemas econômicos, dar o empurrãozinho inicial para ideologias serem disseminadas e entre outros assuntos que rendem uma vida de discussões.

Álbum Ideologia (1988) do Cazuza
O Super Homem considerado um "judeu" pelos nazistas por ser um inimigo e lutar contra os mesmos, apesar de por ser um herói ele não possui religião definida; o Capitão América mostrando-se o ápice da ideologia americana explicitando isso em sua roupa e com características que resumindo pregam  a defesa do próprio país e alerta para o cidadão (não só americano) que o bem sempre vencerá o mal (nazistas e inimigos em geral); o moderninho Tony Stark ou Homem de Ferro mostrando o poder e as riquezas conquistadas com o "bom" comportamento regido pela ideologia heroína; o Homem Aranha evidenciando mais uma vez que os bonzinhos sempre ganham, ou seja, aceite o sistema e obedeça fielmente sem questionamentos; e outros milhares de heróis ou super heróis que ditam tal ideologia.

Uma breve citação quanto aos papeis exercidos por alguns dos milhares de heróis existentes no mundo, mas é possível perceber o valor de tal tática para moldar a sociedade. É evidente a relação entre a indústria cultural que é regida pelos interesses dos detentores do poder, as técnicas de controle que parecem tão sutis que raramente são percebidas pela massa alienda, com certeza nota-se a alienação etc.

De modo geral são todas táticas utilizadas para o molde da sociedade segundo intenções, porém são tão sutis que a sua eficácia é incrível! Afinal o fenômeno heóico atinge a todas as idades e persiste desde a época de grandes guerras, onde necessitava-se de heróis para a proteção da nação; até os dias de hoje onde o foco é o capitalismo.

Para quem gosta do assunto e não se satisfez com o post, vá mais longe e tire suas próprias conclusões: ouça a música do tão querido Cazuza! Link: http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo

Lorena Moura

Redação

Crédito: Denise Krebs 
Uma carta, uma novela, um bilhete avisando sua mãe que você vai chegar muito tarde... Todos esses são exemplos de redação, que por definição é "Ato ou efeito de redigir". A mesma ainda nos diz "Arte ou maneira de redigir". É isso, o simples ato de escrever.

Mas quando falamos de redação escolar ou aquelas que fazemos em vestibulares em geral são no formato de dissertação. E assim será na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita. Cada participante deverá escrever um texto (e um texto apenas) sobre o tema proposto. Os textos serão avaliados por uma banca de professores de diversas disciplinas.

O tema desse ano vai de acordo com o tema das Olimpíadas: "Heróis do Mundo". Os quesitos analisados serão: criatividade, originalidade e coerência temática.

Existem várias dicas para escrever uma boa redação, seja para um concurso ou para o texto mais trivial, mas é de acordo entre todos os professores que somente duas realmente são corretas: leia e escreva. E não se esqueça de consultar o regulamento oficial da modalidade clicando aqui.

Luan Simião

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Índice de Massa Corporal

A educação física através de análises sobre o corpo humano utiliza diversos cálculos matemáticos, sendo o mais famoso aquele que calcula o IMC - Índice de Massa Corporal.

Criado pelo estudioso belga Adolphe Quételet, ele é mundialmente utilizado para saber se uma pessoa está ou não num peso considerado saudável para sua altura. O cálculo é muito simples: dividi-se a massa pela a altura ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa que mede 1,70 m de altura e pesa 65 kg, possui IMC 22,5. A partir daí, existe uma tabela a ser consultada para saber se esse número representa algo bom ou não.



Com esses dados, nosso amigo estaria com peso ideal.

O excesso de peso pode acarretar problemas como: diabetes, AVC, infarto, dificuldade respiratória, depressão, etc. Em contra partida, estar abaixo do peso ideal pode causar entre outros: insuficiência renal,  osteoporose e desnutrição. Sabendo o IMC, a pessoa pode traçar um plano de melhora de vida, seja para diminuir ou para aumentar o IMC. Mas lembre-se: apenas um médico sabe realmente o que deve ou não ser feito. Por isso, o melhor é marcar uma consulta e não pegar uma calculadora e começar um dieta maluca.

Luan Simião

Circo

Na China, há quase 5000 anos, acrobacias eram forma de treinamento para guerreiros, já que exigia agilidade, força e flexibilidade. Em apresentações acrobáticas, o imperador encantou-se, e exigiu que tais apresentações se repetissem todos os anos.

Philip Astley, em 1768, foi o criador do espaço onde eram realizadas acrobacias, e ao decorrer do tempo, vários artistas se uniram a esse grupo, o que encantava cada vez mais o publico. É considerado o criador da estrutura que o circo possui.

Aulas de circo exigem muito treino e dedicação, porém tais esforços revertem de forma muito positiva ao nosso corpo, com benefícios como força muscular, melhora a coordenação motora e resistência. Foge das séries e repetições das academias e, além do que, os exercícios em academias são mais localizados, já no circo, todo o corpo é trabalhado na maioria dos exercícios. Tal atividade não é considerada apenas um exercício: é uma arte, o que apaixona seus praticantes, não os deixando abandonar o picadeiro, e acabam se profissionalizando.

Nicole Porta Nova

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Queimada

Queimada. Fonte: HowStuffWorks 

A queimada ou queimado é um dos jogos mais populares do mundo. Essa popularidade se estende ao nome, em nosso país também é conhecido como: barra bola, bola queimada, cemitério, mata-mata, mata-soldado, caçador, carimba, baleado.

Não se sabe muito bem onde o jogo surgiu, mas independente do local, segue uma estrutura muito simples.

Formam-se dois times, com a quantidade de jogadores sendo decidida na hora de acordo com o espaço disponível. A bola utilizada possui um tamanho médio e não deve ser muito dura para evitar acidentes. O terreno deve ser plano (uma quadra, por exemplo).

Esse território é divido em quatro partes: dois "campos" para cada time e atrás desses os cemitérios. No início do jogo, um participante de cada time se torna o coveiro, que pode voltar ao time e ser queimado. Quando alguém é queimado, ele (a) deve ir até o cemitério, de onde poderá queimar os adversários.

Quadra da queimada. Fonte: HowStuffWorks 
Depois de organizados no campo, o objetivo do jogo é queimar os oponentes. Ganha a equipe que conseguir queimar todos os adversários.

A queimada será uma das modalidades esportivas da 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita, sendo uma das mais populares. Para informações adicionais visite o regulamento clicando aqui.

Luan Simião

Anabolizantes

Gregos consumiam testículos de carneiros como fonte de testosterona, africanos ingeriam plantas com efeitos que diminuem a fadiga, Vikings comiam fungos contra o cansaço. Há muito tempo que os anabolizantes estão presentes no cotidiano, e com certeza, não são frutos da modernidade. Porém desenvolvem-se a cada dia com fórmulas mais evoluídas e potentes.

Rebeca Gusmão é mais uma esportista que usou anabolizantes,
 em 2007
Os esteroides são conhecidos desde 1935, mas sua aplicação em práticas esportivas iniciou-se em 1954, com os russos. Entretanto o primeiro caso conhecido de doping ocorreu em 1865, quando Deutch usou substâncias para aumentar seu rendimento nas competições de natação.

Os anabolizantes são capazes de aumentar e potencializar as funções fisiológicas do organismo através de hormônios masculinos (andrógenos) ou femininos (estrógenos), por outro lado essas substãncias artificiais também proporcionam indesejáveis consequências, como a calvície, perda de crescimento, hipertrofia prostática, virilização em mulheres, aumento do colesterol, hipertensão, ginecomastia, impotência ou esterilidade, problemas nos tendões e ligamentes, mudanças no comportamento e outros.

Em competições o uso de anabolizantes é conhecido pelo doping, onde além de criar condições não saudáveis aos atletas também proporciona uma disputa anti-ética. Para evitar tal prática, em 1968, pela primeira vez houve a implantação de testes anti-dopins nos Jogos Olímpicos. E em 1999, fundou-se a World Anti-Doping Agency (WADA) para combater a prática, criando um código mundial anti-doping (CMAD) usado por grande parte de Federações Internacionais e pelo Comite Olímpico Internacional.

Lorena Moura

terça-feira, 5 de junho de 2012

Batman

Alguém com intelecto genial, que é incrível detetive, mestre em artes marciais, boxeador de elite, gênio em disfarces, estrategista e mestre na arte da evasão; Acha pouco? Ainda combate o crime nas horas vagas. Cavaleiro das Trevas, Detetive das Sombras, Dono da Noite, ou simplesmente Batman – o maior detetive do mundo.

Quando tinha 8 anos, testemunhou o assassinato dos pais, o médico Thomas e Martha Wayne, e esse fato o fez viajar pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todos os tipos de artes marciais e técnicas de combate – seus pais foram assassinados com um revólver, por isso tinha aversão a armas de fogo. Buscou a perfeição física e intelectual, e assim, dotado de muitas habilidades, voltou à Gotham City. Criou um uniforme baseado em uma coisa que o amedrontava quando criança: morcegos. Queria que os bandidos partilhassem do mesmo medo, além disso ele tem hábitos noturnos, como estes animais.

O que o diferencia de outros heróis é que não tem nenhuma habilidade sobre-humana: é um homem comum, contando apenas com suas habilidades desenvolvidas ao longo do tempo e seu dinheiro (herdado dos pais).

Quando não é Batman, ele é Bruce Wayne, um empresário, playboy e filantropo bilionário. Não sabemos quem é quem: Batman é Bruce, ou Bruce é Batman? Eis a questão que ronda este personagem. O fato é que poucos sabem que os dois são a mesma pessoa, entre elas está Alfred Pennyworth, seu mordomo, por acaso médico de guerra, sendo extremamente para Bruce e seus propósitos de combate ao crime no submundo. Como é um ser humano comum, esta habilidade de seu mordomo é muito bem vinda quando ele aparece ferido na Batcaverna.

Além de Alfred, defende os inocentes com a ajuda do Comissário Gordon, que ativa o batsinal quando julga preciso. Sua filha Barbara Gordon, antiga Batgirl, que perdeu os movimentos das pernas, cortesia do Coringa. Lucius Fox, que trabalha como diretor das Empresas Wayne e cuida de tudo no lugar de Bruce, deixando-lhe maior tempo livre para o combate ao crime. E Robin, seu oficial ajudante. Já houve 6 Robins diferentes, entre eles Damian Wayne, seu filho com Talia al Ghul. Filha do terrorista e inimigo de Batman, Ra's al Ghul. Por conta disso, seu romance com ela não deu certo.

Além de Talia, suas outras conquistam mostram que Bruce – ou Batman – é um namorador. Entre suas paqueras, estava até a Mulher Gato, Selina Kyle, com quem teve um breve e conturbado relacionamento. Devido ao seu trauma de infância, o Batman não tem o costume de se envolver emocionalmente com ninguém. Sua desconfiança em tudo e todos o afastou até mesmo dos grandes heróis com os quais já lutou lado a lado muitas vezes, como o Superman, e isso às vezes é usado pelos vilões como um modo de isolar o Cavaleiro das Trevas. Batman também tem uma espécie de bloqueio psicológico que o faz relembrar do crime que vitimou seus pais quando no Beco do Crime à noite.

Há vários dispositivos que ele utiliza para seus trabalhos, entre eles está o cinto de utilidades, onde Batman esconde um pequeno arsenal de coisas. Sua máscara e seu traje são à prova de balas, e sua capa à prova de fogo. Tem acesso a várias tecnologias diferenciadas, graças a sua empresa Waynetech.

Por ser tão esperto e desafiar tantas pessoas diferentes, Batman tem uma variada galeria de vilões: Pinquim, Cara de Barro, Silêncio, entre outros. O que mais chama a atenção é o já citado Coringa, um palhaço louco, assassino e psicótico. Apesar de tantas pessoas contra o herói, ele cumpre seu dever com eficiência, sendo um dos heróis mais conhecidos e admirados do mundo, tanto por suas habilidades como por suas histórias.

Na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita, Batman será o representante do 3ºA.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Homem-Aranha

Homem-Aranha ou Spider-Man em inglês,  é um personagem da Marvel Comics. Um dos mais importantes e populares super-heróis das histórias em quadrinhos, séries animadas, filmes, jogos  e tudo o que os chefões da Marvel se propuseram a coloca-lo.

Spiderman, Spiderman Does whatever a spider can
Spins a web any size Catches thieves just like flies
Look out, here comes the Spiderman - Ramones.

Suas revistas estão entre as mais vendidas do gênero no mundo já há muito tempo. Homem-Aranha é a identidade secreta de Peter Parker. Criado por um dos mais bem-sucedido criadores moderno de histórias em quadrinhos, Stan Lee e seu parceiro Steve Ditko. Na época do início da publicação de Homem-Aranha no começo da década 60, os heróis seguiam um padrão mais ou menos uniforme de rigidez moral e retidão, tanto em suas vidas normais quanto quando travestidos em seus alter-egos. O Homem-Aranha, contudo, foi o primeiro herói a ganhar dinheiro com o uso de seus poderes, o que parecia muito imoral na época: Peter Parker vende fotos agindo como o herói para o Clarim Diário. Seus motivos, porém, são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa a pagar as contas, principalmente com os remédios. É, portanto, um dos super-heróis mais humanizados das histórias em quadrinhos, o que o levou a um sucesso estrondoso e a uma competição direta de popularidade com ícones do nível de Superman, Batman e alguns outros.

Homem-Aranha, de  Stan Lee e Steve Ditko.
Homem-Aranha, de Stan Lee e Steve Ditko.

Em sua história, Peter Parker é órfão quando pequeno, ele foi morar junto com seus tios Benjamin e May Parker em Forest Hills, Queens, na cidade de Nova York. O menino cresceu e se tornou um adolescente tímido, mas extremamente inteligente. Desajeitado com as garotas e sem muitos amigos. Aos 15 anos, durante uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, Parker foi picado por uma aranha de uma espécie cujo veneno, em situações normais, seria inofensivo ao ser humano. Porém, essa aranha havia sido exposta à radioatividade do aparelho e por isso a picada provocou impressionantes mutações na genética, metabolismo e biologia do organismo do jovem Peter. Há também uma versão paralela da história, mais recente, em que  Peter na verdade é picado por uma aranha geneticamente alterada, essa é a versão que foi introduzida no filme Spider-Man, lançado em 2002.

Peter descobre sobre seus poderes quando quase é atropelado por um carro. Seu sentido de aranha o alerta do perigo e por puro reflexo ele salta e se fixa na parede de um prédio. Ainda assustado, ele escala esse prédio e amassa uma chaminé de aço como se fosse de papel. A cena em que um menino o vê escalando a parede ficou imortalizada em todas as HQ's que contaram a sua história, essa versão também foi alterada no filme.

Parker fica muito empolgado com seus novos poderes e, no início, pensa somente em como ganhar dinheiro com eles. Levado por esses pensamentos individualistas, não faz o mínimo esforço para impedir a fuga de um ladrão, que logo depois viria a matar seu tio Ben. Quando descobre que o assassino do tio é o bandido que poderia ter detido sem dificuldades, se vê tomado por um sentimento de culpa que traz uma dura lição: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". A partir de então, começa a utilizar seus poderes para combater o crime na cidade de Nova York, criando seu próprio disfarce e fazendo suas próprias roupas.

Na 3ª Olimpíadas Esportivas e Culturais da Etec Takashi Morita,  Thor será o representante do 3ºC.