segunda-feira, 18 de junho de 2012

Heróis e seu fundamental papel ideológico

Heróis. É esse o tema das Olimpíadas deste ano e todos já estam cansados de saber disso.

Mas você sabe qual o papel dos tão falados e famosos heróis na mente de cada indivíduo e em nossa sociedade? São muitos os papéis, vão da pregação da obediência à ostentação do poder.

Um fato importante a ser considerado é a perceptível "coincidência" quanto à nação dos criadores de heróis (como os já citados em posts anteriores), isto é, Estados Unidos da América: a tão polêmica nação julgada por impor padrões de consumo e vida, sistemas econômicos, dar o empurrãozinho inicial para ideologias serem disseminadas e entre outros assuntos que rendem uma vida de discussões.

Álbum Ideologia (1988) do Cazuza
O Super Homem considerado um "judeu" pelos nazistas por ser um inimigo e lutar contra os mesmos, apesar de por ser um herói ele não possui religião definida; o Capitão América mostrando-se o ápice da ideologia americana explicitando isso em sua roupa e com características que resumindo pregam  a defesa do próprio país e alerta para o cidadão (não só americano) que o bem sempre vencerá o mal (nazistas e inimigos em geral); o moderninho Tony Stark ou Homem de Ferro mostrando o poder e as riquezas conquistadas com o "bom" comportamento regido pela ideologia heroína; o Homem Aranha evidenciando mais uma vez que os bonzinhos sempre ganham, ou seja, aceite o sistema e obedeça fielmente sem questionamentos; e outros milhares de heróis ou super heróis que ditam tal ideologia.

Uma breve citação quanto aos papeis exercidos por alguns dos milhares de heróis existentes no mundo, mas é possível perceber o valor de tal tática para moldar a sociedade. É evidente a relação entre a indústria cultural que é regida pelos interesses dos detentores do poder, as técnicas de controle que parecem tão sutis que raramente são percebidas pela massa alienda, com certeza nota-se a alienação etc.

De modo geral são todas táticas utilizadas para o molde da sociedade segundo intenções, porém são tão sutis que a sua eficácia é incrível! Afinal o fenômeno heóico atinge a todas as idades e persiste desde a época de grandes guerras, onde necessitava-se de heróis para a proteção da nação; até os dias de hoje onde o foco é o capitalismo.

Para quem gosta do assunto e não se satisfez com o post, vá mais longe e tire suas próprias conclusões: ouça a música do tão querido Cazuza! Link: http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo

Lorena Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário