quarta-feira, 20 de junho de 2012

Capturar a bandeira

Capturar a bandeira, barra bandeira, rouba bandeira, bandeirinha... Tantos nomes diferentes para indicar um mesmo jogo.

Extremamente prático, simples e divertido, é praticado geralmente por crianças, mas também por muitos adultos. Jogo coletivo, em que a cooperação do grupo é muito importante, e também a estratégia.

O objetivo da brincadeira é capturar a bandeira do time adversário, sem deixar que a sua seja capturada primeiro. O campo é dividido em partes iguais, e o número de jogadores também. As bandeiras são postas nos extremos dos territórios, sob a proteção dos componentes do time.

Geralmente os grupos se dividem em pessoas que entram no campo adversário para capturar as bandeiras, as que guardam a do seu time e ainda outras que vigiam os adversário interceptados durante sua tentativa de roubo. Aliás, esta é uma característica muito importante: os jogadores podem ser "congelados" quando, no campo inimigo, é tocado por um adversário.

A captura da bandeira, se levada em segurança para o campo oposto, garante a vitória do time que a capturou. Este jogo é muito simples, podendo ser praticado em campos abertos, apenas com um número suficiente de jogadores e dois objetos que possam ser as bandeiras.

Também já foi representado em filmes, como, por exemplo, em "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", em que a captura da bandeira é uma disputa clássica no Acampamento. A diferença é que neste filme, eles usam espadas para defesa da bandeira e ataque do campo adversário, visando seu objetivo, que é o mesmo do jogo original. 
Apesar de não ser perigoso (na realidade), ainda é um jogo divertido de se jogar, sejamos jovens ou adultos, semideuses ou humanos.

Confira o regulamento oficial clicando aqui.

Carolline Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário