Mas ironicamente a Olímpiadas de Londres é patrocinada por nada mais empresas nada saudáveis ou que apresentam um histórico negativo, como Coca-Cola, McDonald’s, BP, Dow Chemical e Rio Tinto. As polêmicas quanto a esse fato crescem a cada dia, assim como protestos por instituições que não admitem essa ironia.
Serão esses os melhores patrocinadores para um evento de atividade físicas? |
O estímulo à propagandas relacionando empresas de fast food com um evento espotivo, considerado saudável, preocupa entidades e pesquisadores, como o professor Terence Stephenson, porta-voz da AoMRC, Academy of Medical Royal Colleges, uma das principais associações de saúde pública da Grã-Bretanha.
“Milhões de pessoas farão a correlação entre essas marcas e os atletas vitoriosos. As companhias não gastariam todo esse dinheiro em publicidade se não soubessem que isso não elevaria suas vendas”, afirma Stephenson.
Em resposta aos protestos, tais empresas alegaram estar dentro de parâmetros que viabilizam a saúde humana (Rio Tinto), não comentar acontecimentos passados (BP), negaram qualquer responsabilidade de acidentes (Dow Chemical), ser imprescindível patrocinadores para por em prática um evento de grande porte (McDonald's), e também que a publicidade de fast food estimulará o consumo de alimentos com menos adição de açucar (Coca-Cola).
É uma pena que ainda prevaleça os interesses chulos que reinam unicamente para alimentar o capitalismo, e como consequencia dessa atitude presenciamos o meio ambiente tornando-se frágil e a humanidade doentia.
Lorena Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário