sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ironia

Vida saudável, é essa a imagem remetida para muitos quando o assunto é a Olímpiadas 2012.

Mas ironicamente a Olímpiadas de Londres é patrocinada por nada mais empresas nada saudáveis ou que apresentam um histórico negativo, como Coca-Cola, McDonald’s, BP, Dow Chemical e Rio Tinto. As polêmicas quanto a esse fato crescem a cada dia, assim como protestos por instituições que não admitem essa ironia.

Serão esses os melhores patrocinadores
para um evento de atividade físicas?
O McDonalds e a Coca-Cola antônimos de alimentação saudável, e para completar o time há empresas que alavancaram grandes polêmicas no passado como a BP, conhecida pelo acidente após o rompimento de poço de petróleo no Golfo do México; a Dow Chemical que comprou a Union Carbide Corporation responsável pelo acidente com produtos químicos em Bhopal, Índia, que levou a mortes, doenças e impactos ambientais; e a Rio Tinto, empresa anglo-americana que extrai metais para a confecção referentes às medalhas olímpicas e sofre críticas ao aumento da poluição atmosférica devido ao seu seguimento de atividade.

O estímulo à propagandas relacionando empresas de fast food com um evento espotivo, considerado saudável, preocupa entidades e pesquisadores, como o professor Terence Stephenson, porta-voz da AoMRC, Academy of Medical Royal Colleges, uma das principais associações de saúde pública da Grã-Bretanha.
“Milhões de pessoas farão a correlação entre essas marcas e os atletas vitoriosos. As companhias não gastariam todo esse dinheiro em publicidade se não soubessem que isso não elevaria suas vendas”, afirma Stephenson.

Uma gaivota coberta de óleo após o acidente em uma
plataforma da BP no Golfo do México: o acidente causou
a degradação da saúde não apenas dos animais,mas de milhões
de pessoas que vivem (ou viviam) da pesca e de operações
 costeiras. Fonte:Win McNamee/Getty Images
Há protestos também referentes aos meio ambiente que foram iniciados por Meredith Alexander, que renunciou ao posto na Comissão de Vigilância Ambiental da Olimpíada em protesto contra a participação da Dow Chemical no evento. Foram preparados três mini-documentários sobre os diferentes acidentes ambientais provocados por essas companhias e convidaram o público a votar “no pior patrocinador” da Olimpíada.

Em resposta aos protestos, tais empresas alegaram estar dentro de parâmetros que viabilizam a saúde humana (Rio Tinto), não comentar acontecimentos passados (BP), negaram qualquer responsabilidade de acidentes (Dow Chemical), ser imprescindível patrocinadores para por em prática um evento de grande porte (McDonald's), e também que a publicidade de fast food estimulará o consumo de alimentos com menos adição de açucar (Coca-Cola).

É uma pena que ainda prevaleça os interesses chulos que reinam unicamente para alimentar o capitalismo, e como consequencia dessa atitude presenciamos o meio ambiente tornando-se frágil e a humanidade doentia.

Lorena Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário