segunda-feira, 25 de junho de 2012

Voleibol


O reverendo Lawrence Rinder sugeriu a criação de um esporte menos cansativo e sem tanto contato físico como o basquete (esporte da moda por volta 1885), para atrair os associados mais velhos das Associação Cristã dos Moços (ACM). Logo, o diretor de educação física da ACM, William G. Morgan que era mais conhecido por "Armário" pelo seu porte físico, criou o Voleibol.

Uma quadra dividida ao meio por uma rede com seis integrantes em cada time, sendo o objetivo é passara bola para o outro campo sem que ela toque o chão. Simples mas divertido.

Originado nos Estados Unidos rapidamente o esporte espalhou-se mundo a fora como na China, Japão (1908), Filipinas (1910), México, países europeus, asiáticos, africanos e sul americanos. O primeiro campeonato mundial demorou a acontecer, foi apenas em 1949, em Praga, Tchecoslováquia (atual capital da República Tcheca), vencido pela Rússia.


Alguns anos depois, em 1969, no Congresso de Sofia, o Voleibol foi declarado como esporte olímpico e a sua primeira disputa foi na Olimpíada de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico de Voleibol masculino foi a Rússia; e no feminino, o campeão foi o Japão.

Em 1954, foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol e com o passar do tempo o Brasil mostrou seu grande potencial: com cerca de 317 medalhas de ouro, 199 de prata e 178 de bronze (dados coletados até 2010).

Vai jogar voleibol nas Olimpíadas? Não se esqueça de acompanhar o regulamento oficial.

Lorena Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário