quarta-feira, 13 de junho de 2012

Índice de Massa Corporal

A educação física através de análises sobre o corpo humano utiliza diversos cálculos matemáticos, sendo o mais famoso aquele que calcula o IMC - Índice de Massa Corporal.

Criado pelo estudioso belga Adolphe Quételet, ele é mundialmente utilizado para saber se uma pessoa está ou não num peso considerado saudável para sua altura. O cálculo é muito simples: dividi-se a massa pela a altura ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa que mede 1,70 m de altura e pesa 65 kg, possui IMC 22,5. A partir daí, existe uma tabela a ser consultada para saber se esse número representa algo bom ou não.



Com esses dados, nosso amigo estaria com peso ideal.

O excesso de peso pode acarretar problemas como: diabetes, AVC, infarto, dificuldade respiratória, depressão, etc. Em contra partida, estar abaixo do peso ideal pode causar entre outros: insuficiência renal,  osteoporose e desnutrição. Sabendo o IMC, a pessoa pode traçar um plano de melhora de vida, seja para diminuir ou para aumentar o IMC. Mas lembre-se: apenas um médico sabe realmente o que deve ou não ser feito. Por isso, o melhor é marcar uma consulta e não pegar uma calculadora e começar um dieta maluca.

Luan Simião

Nenhum comentário:

Postar um comentário