quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tênis de mesa

Esporte com bola mais rápido; um dos mais novos esportes olímpicos e populares do mundo. Praticado individualmente, em duplas ou esquipes. Tênis de Mesa, e não Ping-Pong.

Muitos pensam que este esporte foi criado na Ásia, por conta dos muitos praticantes asiaticos deste esporte. Isso se dá porque na China, o país mais populoso do mundo, o esporte é muito popular - por ser praticado em espaços reduzidos. No país, há aproximadamente 10 milhões de jogadores federados. Entretanto, a origem do esporte é o Reino Unido, mais especificamente na Inglaterra, no início do século XIX. Fileiras de livros eram a rede, caixas de charuto as raquetes e rolhas de garrafa a bola.

Foi baseado no tênis, adaptando-se para locais fechados. Assim, depois da popularização desse jogo, uma fábrica de brinquedos usou essa ideia, fabricando raquetes e bolas. Como as raquetes passaram a ser de madeira, em contato com a bola fazia um barulho (ping-pong). Essa fábrica patenteou esse nome, obrigando os outros fabricantes a usarem o nome "tênis de mesa".

Um homem, apaixonado pelo jogo, criou bolinhas novas, bem próximas das atuais. Além disso, modificou também as raquetes, que também se aproxima da versão moderna. Ganhou muita popularidade, houve torneios em vários locais, foram lançados livros relacionados ao assunto e criadas associações. A Federação Internacional do Tênis de Mesa foi criada em 1926.  Um ano após, houve o primeiro mundial de Tênis de Mesa.

No Brasil, turistas ingleses trouxeram o esporte para cá em aproximadamente 1905, e em 1912 já houve o 1º campeonato por equipes, em São Paulo. Em 1988 foi incluso nas Olimpíadas de Seul, tornando-se um esporte olímpico.

É um jogo rápido, mas as regras são simples. O vencedor é o melhor em sets ímpares de 11 pontos, com 2 pontos de vantagem sobre o adversário se empatar em 10. Os jogadores tem direito de sacar 2 vezes, sempre, podendo obter o resultado esperado.

Há algumas regras quanto ao material utilizado oficialmente. A mesa, chamada de superfície de jogo, tem que ser em cores escuras e foscas. A rede divide o lado dos jogadores. A bola pode ser branca ou laranja fosca. Há alguns anos, passou a ter maior diâmetro para se tornar um jogo mais lento e assim atrair mais praticantes. A raquete tem que ter um lado vermelho vivo e outro preto fosco. Elas são verificadas antes da partida pelos árbitros, e não deve ser trocada sem consentimento do adversário e dos árbitros. Além disso, há modos diferentes de empanhar a raquete: clássico, caneta e classineta.

Apenas um jogador não asiático ganhou o ouro olímpico, Jan-Ove Waldner, que era sueco. Há 300 milhões de jogadores ocasionais em todo o mundo, e 40 milhões de federados. E você? Gosta de jogar Tênis de Mesa? Se a resposta for sim, inscreva-se na modalidade nas Olimpíadas e veja o regulamento oficial aqui.

Carolline Fonseca

Um comentário:

  1. Lembrando que pelas regras oficiais do Tenis de mesa não é obrigatório cruzar de uma mesa para a outra no saque (: Pois se torna até mais previsivel, na hora de receber o saque ^^
    mas nas olimpiadas é obrigatório cruzar ?

    ResponderExcluir